Projetos em andamento

2013 - Atual

Observatório de Políticas Públicas: Banco de Dados sobre a Violência Contra a Mulher no Estado do Ceará. Em avaliação. Nº protocolo:00036.000774/2008-99

Descrição: O projeto propõe investigar a violência de gênero, bem como as políticas públicas de enfretamento a esta problemática implementada no Estado do Ceará. Nesse sentido, o objetivo principal é criar um banco de dados que permita a construção de um perfil desses atores - vítimas e agressores - com suas respectivas histórias de vida no sentido de possibilitar um monitoramento de políticas públicas destinadas ao enfrentamento dessa questão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4).

Integrantes: Maria Helena de Paula Frota - Coordenador / Raquel Vasconcelos Rodrigues - Integrante / Mariana Vasconcelos Sousa - Integrante/ Sângela Samara Valintim Nobre - Integrante/ Maria Carleandra Gonçalves Oliveira - Integrante

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres - Auxílio financeiro.



2012 - Atual

SITUANDO CONHECIMENTOS: MULHERES CIENTISTAS EM PERNAMBUCO -Processo número: 403696/2012-7

Descrição: É apostando na contribuição de uma abordagem parcial das ciências que propomos esta pesquisa. Tendo como cenário a universidade pública, a intenção é investigar: Como as relações de gênero estruturam o campo científico, especificamente, no âmbito da Universidade Federal de Pernambuco? A busca por respostas se dará por meio dos olhares, falas e trajetórias tanto de mulheres docentes e pesquisadoras em início de carreira, quanto de mulheres cujas carreiras científicas já estão consolidadas. Isso nos permite uma investigação de gênero das ciências enriquecida por um olhar que privilegie também uma análise geracional. Quem são estas mulheres? Como construíram e constroem suas trajetórias profissionais nas ciências? Como estas mulheres, pertencentes a distintas gerações de cientistas, percebem os seus processos de inserção e permanência na universidade?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Maria Helena de Paula Frota - Integrante / Vívian Matias dos Santos - Coordenador.


2012 - Atual

Discriminação interseccional: estudos sobre situações de pobreza e empoderamento feminino entre mulheres titulares do Programa Bolsa Família no Paraná e no Ceará

Descrição: A proposta se insere no âmbito das investigações sobre gênero e pobreza. Contém, desse modo, algumas relações com o tema da letra a) do referido item quanto ao foco nas políticas públicas, em especial no Programa Brasil Sem Miséria. Contudo, esta é uma proposta de pesquisa sobre as situações de pobreza das mulheres em áreas urbanas.Discriminação interseccional: estudos sobre situações de pobreza e empoderamento feminino entre mulheres titulares do Programa Bolsa Família no Paraná e no Ceará.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Maria Helena de Paula Frota - Coordenador / Silvana Aparecida Mariano - Integrante.


2005 - Atual

DE VOLTA PARA CASA . A SAGA DAS COSTUREIRAS: Estudo realizado sobre as relações de produção nas indústrias de confecções e nas facções no Ceará

Descrição: Este estudo se propõe investigar a saga das costureiras - mulheres trabalhadoras na industria de confecção no Ceará - frente às inúmeras mudanças havidas no processo produtivo com o desmonte das grandes fábricas deste ramo e a retomada de outras organizações de trabalho como as facções e as cooperativas, dando uma outra conotação às relações de trabalho, embora, se registre uma ampliação do uso da força de trabalho feminina no setor no estado.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2).

Integrantes: Maria Helena de Paula Frota - Coordenador / Leandro Fernandes Valente - Integrante / Brenna Moreira Feitosa - Integrante.
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Estadual do Ceará - Bolsa.


2012 - Atual

Promoção do Enfrentamento à Violência contra a Mulher - Extensão

Descrição: Realizar ações de intervenção para o enfrentamento à violência contra a mulher no Bairro de Messejana em Fortaleza, de modo a auxiliar a desenvolver atividades que possibilitem a sensibilização da comunidade acerca da problemática. A ação será realizada juntamente com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Ceará, com Coordenadoria dos Núcleos de Gênero Pró-Mulher do Ministério Público do Estado do Ceará e com O Observatório da Violência contra a Mulher- OBSERVEM da Universidade Estadual do Ceará.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissionalizante: (1) .

Integrantes: Maria Helena de Paula Frota - Coordenador / Kelyane Silva de Sousa - Integrante / Daniele Ribeiro Alves - Integrante / Leandro Fernandes Valente - Integrante / Brenna Moreira Feitosa - Integrante / Mariana Vasconcelos Sousa - Integrante / Sângela Samara Valentim Nobre - Integrante / Valdicélia Cavalcante - Integrante / Raquel Vasconcelos Rodrigues - Integrante

Redes sociais do Observem:

Facebook
Instagram
Twitter

Av. Dr. Silas Munguba, nº 1700,
Campus do Itapery
Fortaleza - CE 
Fone: (85) 3101.9926